Curso Básico de Fiabilidade – Nível 2 - 15 de Novembro de 2024 - Lisboa
15 de Novembro de 2024 – 09:00 – 18:00 - Lisboa
Após o conhecimento dos fundamentos básicos subjacentes à análise de Fiabilidade de componentes, torna-se importante conhecer o comportamento à falha de Sistemas. Um Sistema não é mais do que um conjunto de dois ou mais componentes que se encontram num determinado arranjo físico com o objectivo de cumprir uma determinada função. A Fiabilidade de um Sistema é assim determinada, correspondendo à probabilidade de cumprimento da função requerida num determinado período de tempo, sob determinadas condições, integrando toda a informação fiabilística inerente aos componentes que dele fazem parte.
Para conhecer a Fiabilidade de um Sistema é necessário conhecer a Fiabilidade individual dos componentes, de acordo com os conceitos e aplicações apreendidos no CBF-N1.
O “Curso Básico de Fiabilidade – Nível 2”, apresenta-se como o meio indicado para a aquisição dos conhecimentos sobre a Fiabilidade de Sistemas e análises de Fiabilidade, Disponibilidade e Manutibilidade (RAM).
Objectivos específicos:
- Dotar os formandos dos conhecimentos básicos sobre Fiabilidade de Sistemas.
- Perceber os vários tipos de arranjos físicos passíveis de equacionar para um Sistema.
- Incrementar o nível técnico dos Formandos na área de Fiabilidade de Sistemas com vista ao aumento do conhecimento sobre o comportamento dos sistemas críticos pertencentes a activos físicos
- Reconhecer o potencial da teoria da Fiabilidade de sistemas como meio de suporte para a tomada de decisão, tendo por objectivo a prevenção de avarias e delineamento de Programas de Manutenção, com a consequente diminuição do risco e optimização dos custos.
- No final da formação os Formandos devem possuir uma visão global da importância dos estudos de Fiabilidade de Sistemas e sua aplicação.
- Introdução à Fiabilidade de Sistemas
- Diagrama de Blocos de Fiabilidade (RBD)
- Configurações de Sistemas
- Diagramas de Blocos de Fiabilidade e Análise de Árvore de Falhas (FTA)
- Fiabilidade, Manutibilidade e Disponibilidade (RAM)
- Casos práticos
Público-alvo: Engenheiros e Técnicos de Manutenção, Gestores e Directores de Gestão de Activos, Engenheiros e Técnicos de Fiabilidade e todos os interessados em desenvolver uma gestão e uma manutenção de activos físicos de forma optimizada.
Método pedagógicos:
- Apresentação dos temas com recurso a suporte multimédia.
- Estudo e resolução de problemas com exemplificação de casos práticos.
José Sobral (Prof.)
Professor no Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL).
Duração: 8 horas
Custo:
Sócios APMI: 200 Euros
Não Sócios APMI: 250 Euros
Estudantes: 150 Euros
Número mínimo de Formandos: 10
Número máximo de Formandos: 15